Em Outubro de 1993 nasce a FASL, uma Instituição de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de duração ilimitada
Um conjunto de associados da APSS, Associação Portuguesa da Segurança Social, decidiu criar, em Outubro de 1993, uma Fundação de Solidariedade Social em homenagem a António Silva Leal, que havia falecido recentemente. Este professor e investigador social, presidiu à comissão organizadora e foi o primeiro presidente daquela Associação.
Sediada em Lisboa, nasce a Fundação António Silva Leal, Instituição de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Esta instituição, definiu objectivos e adoptou um modelo estratégico de desenvolvimento pouco comum nas IPSS, tendo identificado como área geográfica de intervenção todo o território nacional, através de uma estratégia de diversificação relativamente às suas atividades de ação social.
A Fundação António Silva Leal atua ao nível da ação social nas áreas de proteção da infância, juventude, adultos e idosos em situação de risco ou de desintegração e exclusão social, população deficiente e famílias em situação vulnerável, tendo sempre como principal preocupação, a prestação de cuidados e apoio solidário aos mais desfavorecidos.
Apoio à infância e juventude, incluindo as crianças e jovens em perigo
Apoio à família
Apoio às pessoas idosas
Apoio às pessoas com deficiência e incapacidade
Apoio à integração social e comunitária
Proteção social dos cidadãos nas eventualidades da doença, velhice, invalidez e morte, bem como em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho
Prevenção, promoção e protecção da saúde, nomeadamente através da prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação e assistência medicamentosa
Educação e formação profissional dos cidadãos
Resolução dos problemas habitacionais das populações
Outras respostas sociais que contribuam para a efectivação dos direitos sociais dos cidadãos
São respostas sociais as actividades e serviços do âmbito da segurança social relativos a crianças, jovens, pessoas idosas ou pessoas com deficiência, bem como os destinados à prevenção e reparação das situações de carência, disfunção e marginalização social.
Conhecer RespostasPara ajudar a Fundação na prossecução dos seus objetivos, faça-nos chegar a sua ajuda. Colabore nesta causa! A Fundação é reconhecida de Superior Interesse social, pelo que os donativos proporcionam benefícios fiscais aos Mecenas, conforme o previsto na Legislação.
Entregues localmente em cada um dos nossos equipamentos sociais
NIB da Caixa Geral de Depósitos
PT50 0035 0147 00057435330 15
Para emissão do recibo de donativo, envie os seus dados e respetivo comprovativo de transferência para o email
sede-nacional@fasl.pt
NIPC Fundação António Silva Leal
502 904 879
Consignação de 0,5% do IRS liquidado (Lei nº. 16/2001, de 22 de Junho) em benefício de uma Instituição Particular de Solidariedade Social ou Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.