Contacte a Fundação

| +351 217 902 170 | sede-nacional@fasl.pt
icon telefone | icon email

Sobre Nós

Em Outubro de 1993 nasce a FASL, uma Instituição de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de duração ilimitada

Um pouco de História

Um conjunto de associados da APSS, Associação Portuguesa da Segurança Social, decidiu criar, em Outubro de 1993, uma Fundação de Solidariedade Social em homenagem a António Silva Leal, que havia falecido recentemente. Este professor e investigador social, presidiu à comissão organizadora e foi o primeiro presidente daquela Associação.

Sediada em Lisboa, nasce a Fundação António Silva Leal, Instituição de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Esta instituição, definiu objectivos e adoptou um modelo estratégico de desenvolvimento pouco comum nas IPSS, tendo identificado como área geográfica de intervenção todo o território nacional, através de uma estratégia de diversificação relativamente às suas atividades de ação social.

Um pouco de História

A Fundação António Silva Leal atua ao nível da ação social nas áreas de proteção da infância, juventude, adultos e idosos em situação de risco ou de desintegração e exclusão social, população deficiente e famílias em situação vulnerável, tendo sempre como principal preocupação, a prestação de cuidados e apoio solidário aos mais desfavorecidos.

São Objetivos da Fundação

primeiro

1

Apoio à infância e juventude, incluindo as crianças e jovens em perigo

segundo

2

Apoio à família

terceiro

3

Apoio às pessoas idosas

quarto

4

Apoio às pessoas com deficiência e incapacidade

quinto

5

Apoio à integração social e comunitária

sexto

6

Proteção social dos cidadãos nas eventualidades da doença, velhice, invalidez e morte, bem como em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho

sétimo

7

Prevenção, promoção e protecção da saúde, nomeadamente através da prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação e assistência medicamentosa

oitavo

8

Educação e formação profissional dos cidadãos

nono

9

Resolução dos problemas habitacionais das populações

décimo

10

Outras respostas sociais que contribuam para a efectivação dos direitos sociais dos cidadãos

Respostas Sociais

São respostas sociais as actividades e serviços do âmbito da segurança social relativos a crianças, jovens, pessoas idosas ou pessoas com deficiência, bem como os destinados à prevenção e reparação das situações de carência, disfunção e marginalização social.

Conhecer Respostas
Respostas Sociais